sexta-feira, 27 de abril de 2012


ANIVERSARIANTES DO MÊS DE ABRIL


      Dentro do nosso projeto, inserimos o aniversariante do mês, tanto para os alunos, quanto para os funcionários. É uma forma de mostrar o quanto é importante esse dia para qualquer um de nós e deve ser comemorado sempre. Por isso, fazemos uma festa para os aniversariantes, no caso para as crianças, já para os adultos é sempre feito nos Centro de Estudos. E a gente fica muito feliz em fazer parte desse momento de cada um deles. As crianças se sentem importante, por ter o seu momento do parabéns, de soprar as velinhas, dos amiguinhos estarem alí participando, cantando, dançando e brincando. É um momento de descontração, de muita festa e muita alegria, tanto para os pequenos, quanto para nós, que convivemos com eles por tanto tempo!






























SENTIDOS

Projeto conhecendo os Seres Vivos

Sentidos

       Com a finalidade de desenvolver com as crianças o conhecimento do próprio corpo, partindo de sensações táteis, auditivas, olfativas, gustativas e visuais, a fim de realizar atividades que proporcionem as diversas descobertas a partir das habilidades que se encontram no planejamento da educação infantil e nas orientações curriculares. Nós entendemos, que a criança só pode interagir com mundo ao seu redor, quando ela tiver um conhecimento desenvolvido do próprio corpo e portanto, nós como profissionais da educação trabalhamos de forma adequada com as crianças desta Unidade Escolar. Exploramos todos os sentidos, de forma lúdica, criativa e muito agradável, para que os alunos pudessem conhecer, aprender e após as atividades, na rodinha, falar à respeito das diversas experiências feitas. Nesse projeto, queríamos não somente a participação das crianças, professores e funcionários da creche, queríamos que os responsáveis participassem de forma consciente desse trabalho, para que entendessem que a creche é um espaço de desenvolvimento da educação infantil, que todas as atividades realizadas, têm  em foco, um propósito educativo. E esse processo foi feito através de bilhetes enviados, explicando o projeto e pedindo material, que pudessem acrescentar ao trabalho e em todas as reuniões, fazemos a exposição das atividades, para que os pais possam visualizar o desenvolvimento dos filhos na creche.


Se quiser ver todas as fotos na íntegra é só acessar este link: https://picasaweb.google.com/105960645067556312167/SENTIDOS27042012







          

quarta-feira, 25 de abril de 2012

CENTRO DE ESTUDOS



            Centro de Estudos realizado em abril, e como sempre é uma festa, primeiro a gente trabalha e depois a gente comemora os aniversariantes, com direito a presentinho. E é isso, cada vez mais valorizando os nossos super profissionais, que fazem da nossa creche, um ambiente bom de se trabalhar, onde todos tem ideias ótimas e as colocam no papel e na prática.

1° momento - Dinâmica - Cada pessoa escolherá um par e ficará de costas por alguns minutos e cada um terá que mudar algo em si, em seguida, viram de frente e tem que dizer o que foi mudado no outro. Isso é forma de chamarmos a atenção para outro. Que no dia a dia às vezes não percebemos as mudanças em nossas crianças ou colega de trabalho, e precisamos desenvolver ele olhar mais atento para o outro e entender as mudanças que podem ocorrer devido a vários fatores. 
2° momento - A diretora fala sobre tudo de importante, como a rotina, horários, algumas mudanças, agentes novos, falta de funcionários, o que precisa ser mudado em cada sala, o que pode ser melhorado e fazer alguns combinados, elogios e deixar a fala para as professoras e funcionários.
3° momento - Leitura e Análise do texto: A matemática na Educação Infantil.
4° momento - Apresentação do slide sobre o encontro de PAs e como podemos utilizar essas informações em nosso trabalho no dia a dia.
5° momento - Planejamento com as PEIs e Agentes Auxiliares de Creche. Com todo o material a ser usado no planejamento, desde livros didáticos, livros infantis e textos teóricos.
6° momento - Comemoração dos aniversariantes do mês. Com direito a bolo e presentinhos.
7° momento - Arrumação das salas e realizar os trabalhos para o projeto, adiantando o material, para a semana.







Centro de estudos realizado pela Cláudia C. diretora, Kátia G. diretora adjunta, com as Peis Bruna, Janaína, AACs, Estela, Damiana, Maria das Graças, Leonardo, Maria José, Joseja, Neyva e Ana Paula, com as merendeiras Sidneide, Silvana, Glória e a lactarista Cristina, com as ASGs, Eliana e Mônica.Sem esse grupo maravilhoso, não teríamos esse blog!!! Parabéns meninas e menino!!!